Realizar uma cirurgia no cérebro pode acarretar grandes problemas ao paciente. Além de ser uma cirurgia complicada e bastante delicada, por conta da sedação do paciente, não é possível ver a atividade cerebral e, com isso, pode ser que a cirurgia acabe danificando alguma parte do cérebro.

Mas com os avanços tecnológicos e com a Medicina cada vez mais moderna, já se tornou realidade a cirurgia cerebral com o paciente acordado. Conhecida como Awake Craniotomy, a craniotomia com neuromonitorização acordada em pacientes já é realizada, inclusive, no Brasil.

A cirurgia é feita com o paciente acordado e isto permite que o cirurgião consiga localizar, em tempo real, as regiões funcionais do cérebro, ajudando-o a preservá-las. Só nos últimos dois meses já tivemos dois casos com êxito.

O primeiro, realizado no interior de São Paulo, na cidade de Campinas, no final de julho. O procedimento foi realizado em hospital universitário em uma paciente de 45 anos. Ela sofria crises convulsivas que a medicação e outros tratamentos não conseguiam controlar.

A equipe consegui identificar a lesão na região frontal esquerda do cérebro – que é responsável pela fala, fluência, reconhecimento de objetos, pessoas e leituras. A cirurgia, que durou 5 horas, foi considerada bem-sucedida e não trouxe nenhuma consequência negativa à paciente.

Leia mais: Hospital PUC-Campinas faz, pela primeira vez, cirurgia cerebral com uma paciente acordada.  

O outro caso aconteceu em Recife, no final do mês de agosto. O paciente de 19 anos foi submetido à cirurgia pois estava com crises convulsivas de difícil controle. Tomava medicação desde os oito anos de idade, quando realizou a primeira biópsia. O paciente se recuperou rapidamente do procedimento e já parou com as crises.

Leia mais: Hospital do Hapvida realiza 1ª cirurgia cerebral com paciente acordado..

Além da rápida recuperação, a cirurgia tem se mostrado como uma grande aliada da Medicina moderna, reduzindo os riscos de danos cerebrais nesta cirurgia tão delicada e maior chance de cura.

Está pensando em se tornar um cirurgião? Aqui, na Medcel, nós temos os melhores cursos para que você possa realizar o seu sonho. Clique aqui e conheça tudo o que oferecemos para você chegar lá: Cursos Medcel 2020.