Atualizado em 05/01/2023.

Residência Médica: quais são as especialidades mais procuradas?

A gente sabe o quão difícil pode ser a escolha de qual especialidade seguir na carreira médica. Afinal, são muitas áreas, cada uma com suas particularidades, vantagens e desafios. Nesse sentido, há diversas formas de descobrir com qual delas você tem mais afinidade, como, por exemplo, analisando quais são as mais procuradas entre os futuros residentes.

Saber quais são as especialidades mais buscadas pode te proporcionar uma melhor visão sobre como está o mercado, como está a concorrência para entrada nos programas de Residência Médica, a contribuição da área para da sociedade e qual investimento terá de fazer para se preparar para ingressar.

Preparado? Então, vamos descobrir quais são as especialidades médicas mais procuradas.

Leia também: Residência Médica: Quais são as instituições mais procuradas?

Como saber quais são essas especialidades?

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CRESMESP), em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgou uma pesquisa chamada de Demografia Médica no Brasil. Em sua última edição, lançada em 2020, foram levantados dados relevantes sobre a carreira médica no país, inclusive a quantidade de títulos ativos e número de ingressantes em Residência Médica ao longo dos anos. Com essas informações, é possível termos uma visão geral das especialidades mais e menos procuradas pelos médicos, assim como diversas outras análises importantes para o panorama da profissão.

As especialidades mais procuradas

Antes de falarmos quais são elas, é importante ressaltar que algumas especialidades são consideradas pré-requisito para cursar outras. Por exemplo, para cursar qualquer área cirúrgica, é preciso, primeiro, fazer Cirurgia Geral; da mesma forma, para cursar Cardiologia ou qualquer outra especialidade clínica, é preciso ter feito anteriormente a Residência em Clínica Médica. As especialidades pré-requisitadas comumente ficam nas primeiras posições do ranking das mais procuradas pelos médicos, justamente por se apresentarem como a “primeira etapa” para seguir em outras carreiras.

Bom, vamos às especialidades mais buscadas? Segue abaixo as 10 primeiras posições segundo a quantidade de títulos ativos:

Um pouco mais sobre os 5 primeiros lugares

1º — Clínica Médica

A Clínica Médica é uma especialidade de acesso direto e pré-requisitada para entrar em outras áreas (como Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Nefrologia, Reumatologia, dentre outras). Também é líder no número de vagas nos programas de Residência. No ENARE 2023, por exemplo, foram oferecidas 332 vagas.

A Residência Médica na especialidade tem 2 anos de duração e o residente atua em um cenário amplo, com uma visão integral do paciente e abordando todas as suas esferas de saúde.

Outro ponto interessante é que a Clínica Médica está entre as áreas “mais jovens”, com profissionais na média de 42,4 anos.

Aproveite para ler: Por que fazer Residência em Clínica Médica?

2º — Pediatria

A Pediatria também é uma especialidade de acesso direto. O profissional dessa área é aquele que cuida de crianças desde o nascimento — muitas vezes durante a gestação — até a adolescência.  

A maior parte dos profissionais são mulheres (mais de 70%) e o programa de Residência Médica tem duração total de 3 anos (com 60 horas de jornada semanal, sendo 40 horas de atividades rotineiras e 20 horas de plantão), podendo, se desejado, fazer mais dois ou três anos de subespecialidade.

Leia também: Residência Médica em Pediatria: por que fazer essa especialidade?

3º — Cirurgia Geral

A Cirurgia Geral é um pré-requisito para entrar em outras especialidades cirúrgicas. Sua Residência Médica conta com 3 anos de duração e, para quem busca seguir nessa área, há diversas vantagens, como: várias trajetórias de carreira, desenvolvimento regular, respeito e consolidação no mercado.

Os cirurgiões gerais têm por objetivo diagnosticar e tratar doenças por meio de procedimentos cirúrgicos, englobando as seguintes áreas de atuação: Cirurgia Abdominal, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia do Trauma. Os homens são maioria entre os profissionais (77,9%).

Não deixe de conferir: Tudo sobre a Residência Médica em Cirurgia Geral

4º — Ginecologia e Obstetrícia

A Ginecologia e Obstetrícia, juntas, correspondem a uma das especialidades mais completas da Medicina, tendo atuação tanto clínica quanto cirúrgica. Dessa forma, o profissional pode atuar no atendimento ambulatorial, hospitalar, cirúrgico ou na realização de exames.

A Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia tem duração mínima de 3 anos e é de acesso direto. A preparação para a prova de ingresso no programa demanda conhecimento de anatomia, embriologia, histologia, técnica cirúrgica, endocrinologia, clínica médica, psiquiatria, imagenologia e ética médica.

Saiba todos os detalhes em: Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia: tudo o que você precisa saber

5º — Anestesiologia

Com um dos melhores salários médicos, o anestesiologista é um especialista indispensável para a realização dos procedimentos cirúrgicos, seja no intra, no pré ou pós-operatório. A área é uma das mais tecnológicas da Medicina e está em constante crescimento.

A Residência Médica em Anestesiologia tem duração de 3 anos e é uma especialidade de acesso direto. ‍O médico que opta por essa especialidade divide o tempo entre a participação em procedimentos cirúrgicos, avaliação de pacientes e tratamentos para controle da dor em enfermarias e UTI.

Quer saber mais? Confira: O que faz um anestesiologista? Saiba tudo sobre a especialidade

Como me preparar para entrar em uma especialidade concorrida?

Entrar em um programa de Residência Médica concorrido envolve uma maior preparação, ou seja, mais horas de estudo, uma metodologia assertiva, conhecimento do estilo de prova e dicas que te façam sair na frente. Tudo isso você encontra nos cursos preparatórios da Medcel!  

Clique aqui e garanta sua aprovação!

Siga nossa newsletter e fique sempre por dentro de todas as novidades médicas.

REFERÊNCIAS

Demografia Médica no Brasil, 2020.  

Disponível em: https://www.fm.usp.br/fmusp/conteudo/DemografiaMedica2020_9DEZ.pdf

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
5/1/23
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo