Atualizado em 10/01/2023.

O que faz um urologista?

Responsável pelo diagnóstico e tratamento de enfermidades relacionadas ao trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor masculino, o urologista é um dos médicos que precisa dedicar mais tempo de estudo para estar apto a exercer a função.  

Mas, mesmo com a longa formação, a Urologia é uma das especialidades com maior campo de atuação. Por se caracterizar como uma área clínica e cirúrgica, o profissional tem bastante autonomia, além de um mercado bastante diversificado pela frente.

Quer entender melhor sobre a carreira de um urologista e os principais pontos da especialidade? Neste artigo, vamos te contar tudo em detalhes!  

Aproveite para conferir: Especialidade médica: como escolher a melhor opção para a sua carreira

O papel do urologista

O urologista é capacitado para realizar tanto o tratamento clínico quanto cirúrgico, além de participar da prevenção e diagnóstico de doenças relacionadas ao trato urinário como um todo. Tratando-se de doenças graves, tem papel primordial ao realizar check-ups e exames preventivos, como o de próstata.

Ele é responsável por atender homens, mulheres, crianças e idosos. Pode atuar, também, na Andrologia (saúde do homem), tratando de condições como disfunções eréteis, infertilidade, distúrbios hormonais e etc. Pode ocorrer dele ser o único médico que acompanha o paciente ao longo de todo o seu processo terapêutico, principalmente com pacientes homens.

As principais doenças na rotina de um urologista são:

  • Infecções do trato urinário (ITU);

  • Hiperplasia prostática benigna;

  • Distúrbios sexuais masculinos;

  • Incontinência urinária e outros distúrbios miccionais.

Quais são as áreas de atuação do urologista?

Na Urologia, o profissional pode atuar em vários segmentos. Algumas das subespecialidades dentro da área são:

  • Andrologia: cuidado diagnóstico e prognóstico da saúde urinária e sexual masculina;

  • Uroginecologia: cuidado diagnóstico e prognóstico da saúde urinária e sexual feminina;

  • Urologia pediátrica: cuida do sistema urinário de bebês, crianças e adolescentes;

  • Endourologia:  com manejo do trato urinário minimamente invasivo através de endoscopia.

  • Uro-oncologia: que envolve o tratamento de câncer urológico, o qual pode se desenvolver em qualquer estrutura do trato urinário e sexual. Destaca-se o câncer de próstata - tipo mais comum entre homens acima de 50 anos.

O perfil dos urologistas no Brasil

De acordo com os dados da Demografia Médica no Brasil (2020), existem cerca de 5.916 médicos com título de especialista em Urologia no país. Representando uma razão de 2,82 especialistas por 100 mil habitantes.

Um dado marcante e que chama a atenção, é que a Urologia é a especialidade médica com o maior número de homens. São 97,7% de homens especialistas e apenas 2,3% de mulheres. Ou seja, há 42,27 urologistas homens para cada 1 urologista mulher.

Assim como em outras especialidades, esses profissionais também se distribuem de maneira desigual no território brasileiro. Sendo que o maior número de urologistas se encontra na região Sudeste (52,0%) e o menor na região Norte (4,2%).

O mercado de trabalho

Por cuidar de patologias que tem grande prevalência entre os brasileiros, como uro-oncologia, litíase urinária, hiperplasia prostática benigna, infertilidade e disfunção erétil, o mercado de trabalho para esse profissional continua sendo muito bom. Dentro da especialidade, a cirurgia robótica, tem sido uma das áreas com maior avanço científico no Brasil, o que representa um campo bem interessante para os novos médicos.

Os investimentos em cirurgia robótica são motivados porque o processo garante uma recuperação mais rápida, diminuição da perda de sangue no procedimento e menor risco de infecções.

A rotina

Normalmente, o urologista divide o tempo entre consultório, clínicas de exames e hospitais. Em hospitais, a rotina pode ser bem dinâmica, realizando plantões, participando do atendimento ambulatorial, da enfermaria, além das urgências e emergências.

Esse médico pode atender desde recém-nascidos até idosos, o que torna a Urologia uma área bem abrangente, permitindo que o profissional atue da forma que for mais interessante para ele.

Quanto ganha um urologista?

Tratando-se da remuneração, a média salarial de um urologista é de R$ 5.893,65 para uma jornada de 21 horas semanais. Porém, o teto salarial pode chegar a mais de R$ 11.607,23. Essas informações foram obtidas por uma pesquisa realizada pelo site Salario.com.br e de dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, no período de novembro de 2021 a outubro de 2022.

Como se tornar um urologista?

Para se tornar um especialista em Urologia leva alguns anos. Primeiro, é preciso completar os 6 anos de graduação em Medicina, depois realizar a Residência Médica em Cirurgia Geral (acesso direto) com duração de 3 anos e, por fim, a Residência Médica em Urologia por mais 3 anos. Ou seja, são, pelo menos, 12 anos para habilitá-lo a tratar clinicamente ou cirurgicamente de problemas urológicos. Lembrando que esse tempo poderá ser maior caso seja feita uma subespecialização.

Leia também: Tudo sobre a Residência Médica em Cirurgia Geral

A Residência Médica em Urologia

Por ser um campo tão amplo, a Urologia exige que os especialistas desenvolvam habilidades cirúrgicas, endoscópicas, de imagem e microcirúrgicas. Por isso, se faz necessário que o médico passe antes pela Residência em Cirurgia Geral e, depois disso, tenha mais 3 anos focados na especialidade.

Dentre as atividades que se destacam ao longo da Residência em Urologia temos:

  • Discussões de caso, aulas e seminários;

  • Produção de artigo científico;

  • Atendimento ambulatorial;  

  • Participação e acompanhamento de cirurgias;

  • Interconsultas;

  • Visitas em enfermarias;

  • Tratamento de casos de urgência.  

Segundo a Resolução nº 19, de 8 de abril de 2019, que aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Urologia, os principais objetivos dessa especialização são:

Como entrar na Residência Médica em Urologia

Deu para perceber que a jornada para se tornar um Urologista pode ser um tanto quanto longa, não é mesmo? Mas, com o acompanhamento adequado e uma metodologia assertiva, nós te ajudamos a chegar lá!

Aproveite para começar seus estudos com a Medcel e tenha um cronograma personalizado, muito material de apoio e dicas matadoras de quem é craque em aprovação.

CLIQUE AQUI e teste grátis por 7 dias!

Leia também: 10 dicas do que fazer antes das provas de Residência Médica

Gostou desse post? Cadastre-se seu e-mail na newsletter e receba nossos artigos em primeira mão.  

REFERÊNCIAS

Demografia Médica Brasileira – Censo 2020.  

Disponível em: https://www.fm.usp.br/fmusp/conteudo/DemografiaMedica2020_9DEZ.pdf

RESOLUÇÃO Nº 19, DE 8 DE ABRIL DE 2019.  

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=111631-19-resolucao-n-19-de-8-de-abril-de-2019-urologia&category_slug=abril-2019-pdf&Itemid=30192

PEBMED.

Disponível em: https://pebmed.com.br/urologia-a-subespecialidade-medica-com-a-area-de-atuacao-mais-ampla/

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
10/1/23
na categoria
Especialidades médicas

Mais sobre 

Especialidades médicas

ver tudo